Realidade Virtual e Realidade Aumentada
A noção de interatividade está presente em quase tudo aquilo que nos rodeia nos dias de hoje. Concluimos então que a televisão, rádio, computador, ou qualquer meio de comunicação é interativo. Assim, a Interatividade pode ser definida, então, como o grau de influência que é permitida ao utilizador ter sobre o conteúdo ou forma de comunicação. A noção de interatividade é recente, surgindo após ter aparecido o conceito de interação, que provém da física, mas este tem vindo a ser utilizado noutros campos do saber. Interatividade é o termo associado ao campo da informática.
Ligado à interatividade, podemos destacar dois conceitos: realidade virtual e realidade aumentada.
Desde sempre o homem esteve rodeado das mais diversas formas de entretenimento. Este é, aliás, nos dias de hoje, um dos maiores negócios (senão o maior) à face da Terra, nas suas mais diversas formas: televisão, música, cinema, jogos. Mas e se a estas formas de entretenimento tradicional adicionarmos cultura, viagens, actividades radicais e todo um outro conjunto de actividades. A Realidade Virtual (RV), nasce precisamente desta vontade. De tornar o entretenimento clássico e maioritariamente de observação em experiências, em sensações, em viver em oposição a ver.
A Realidade Virtual corresponde a uma tecnologia interface avançada entre o utilizador e o sistema operacional. Este tópico é bastante recente, mas que está e continuará a revolucionar o mercado do entertenimento. O objetivo dessa tecnologia é reproduzir ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a interpretar essa interação como uma realidade temporal. Para isso, esta interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação desses sentimentos de presença do utilizador. As características da realidade virtual são a imersão, a interação e o envolvimento.
A imersividade apresenta-se então como a maior característica da Realidade Virtual.
Para a estimulação dos sentidos do utilizador pretendida, são utilizados diversos dispositivos para interagir com os objetos do ambiente virtual, tais como capacete de visualização (head-mounted display), auscultadores (headphones) e luvas de dados (datagloves).
A realidade aumentada, por sua vez, designa-se como a união simultânea entre o mundo virtual e o mundo real, utilizando um objeto de gravação, como por exemplo, um telemóvel ou uma câmara. A maior parte das pesquisas hoje em dia são feitas através da realidade aumentada que podemos relacionar com a transmissão de videos ao vivo que são processados e ''ampliados'' digitalmente. A realidade aumentada apresenta três grandes caraterísticas: combina elementos virtuais e reais, é interativa e processada em tempo real e, para além disso, é concebida em 3 dimensões.
Os dois relacionam-se em várias áreas, não sendo apenas usado para fins lúdicos, como por exemplo na área dos jogos. Vários jogos dão uso a estas realidades, como o Pokemon GO , como podem observar nas imagens seguintes seguintes:
Alguns vídeos de realidade aumentada:
https://www.youtube.com/watch?v=j0norhOSE3k
Alguns vídeos de realidade virtual:
https://www.youtube.com/watch?v=FuuirfHFG2M
Webgrafia:
Comentários
Enviar um comentário